Rua José de Lucca, 95 - Criciúma SC

Espirometria - Teste de função pulmonar

Espirometria certificada pela Sociedade Brasileira de
Pneumologia e Tisiologia(SBPT): db4319ea

Testes de função pulmonar são  fundamentais para avaliação de pacientes com sintomas que sugerem  doenças respiratórias ou quando existem fatores de risco que podem levar doenças pulmonares, como tabagismo ou exposição ocupacional.

O teste de função pulmonar mais utilizado é a espirometria. Ela mede os volumes de ar que podem ser movidos para dentro e para  fora dos pulmões.

Como regra geral os resultados da espirometria levam a diagnósticos de normalidade, doença obstrutiva (como asma brônquica ou DPOC), doença restritiva (como fibrose pulmonar) ou são inespecíficos. Neste caso, quando os dados clínicos e outros exames não são suficientes para  um diagnóstico definitivo, devemos buscar outras provas mais complexas, como broncoprovocação com metacolina, medidas de volumes pulmonares, quantificação da resistência  de vias aéreas e da difusão de monóxido de carbono.

Diferente da grande maioria dos testes médicos os resultados dos testes  de função pulmonar requerem significativo esforço do paciente. Exames adequados somente são obtidos por técnicos altamente qualificados.

O laudo final requer experiência e conhecimento de fisiologia pulmonar do médico, sempre interpretando o exame dentro do contexto clínico apresentado.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, sabedora dos desafios técnicos para a realização de exames confiáveis, instituiu provas para certificação em espirometria. Sempre procure por serviços com esta certificação.

Além da Espirometria, a Clínica Pneuma realiza outros exames, como oximetria de pulso, teste da caminhada de 6 minutos, teste de broncoprovocação com metacolina e medida das pressões respiratórias máximas. No Hospital São João Batista, fornecemos apoio aos exames de medidas de volumes pulmonares estáticos, resistência de vias aéreas e difusão de monóxido de carbono.

Clínica Pneuma - Medicina Respiratória - Todos os direitos reservados
Rua José de Lucca, 95 - Mina Brasil - Criciúma - SC | CEP 88811-263 - SC | Fone: (48) 3437-9666 | E-mail: contato@clinicapneuma.com.br
Desenvolvido por: CriSite