Triagem de câncer de pulmão

Apesar de não ser o tumor mais frequente, o câncer de pulmão é a principal causa de morte relacionada a neoplasias entre homens e mulheres no mundo.

Quando procuram atendimento médico  75% dos pacientes com câncer de pulmão já apresentam sintomas de doença avançada ou metástases, impossibilitando o tratamento curativo. Apenas 15% dos pacientes alcançam sobrevivida de 5 anos.

Indiscutivelmente a prevenção é a estratégia mais eficaz para redução do câncer de pulmão a longo prazo. A imensa maioria dos casos de neoplasia pulmonar estão relacionados ao tabagismo.

Estudos clínicos de triagem com radiografia simples de tórax, associada ou não a citologia de escarro NÃO mostraram benefícios sobre a taxa de mortalidade atribuída ao câncer de pulmão. A radiografia simples de tórax não deve ser mais utilizada como exame de triagem de câncer de pulmão.

A tomografia computadorizada de tórax de baixa dose é uma técnica de exame não contrastada, obtida numa única inspiração que reduz a exposição à radiação em 1/3 da  habitual. As imagens obtidas são muito mais detalhadas, mostrando nódulos milimétricos que não seriam visualizados com radiografia convencional.

A triagem usando tomografia computadorizada de tórax é o único teste de triagem com capacidade de reduzir a chance de morrer de câncer de pulmão. Estas conclusões foram obtidas a partir de um grande estudo (National Lung Screening Trial) que acompanhou 53.454 fumantes e ex fumantes.

Segundo o National Cancer Institute dos EUA a redução na mortalidade por câncer de pulmão utilizando a triagem por tomografia computadorizada de tórax  é maior do que a obtida por outros tumores também triados, como o câncer de mama por mamografia.

A US Preventive Services Task Force (USPSTF) é um grupo independente de especialistas  em cuidados primários e prevenção designados pelo Departamento  de Saúde americano que sistematicamente revisa as evidências de eficácia e desenvolve recomendações para prevenção em saúde.

A USPSTF sugere a triagem ANUAL de pacientes com alto risco, em boas condições de saúde, até os 80 anos de idade. São elegíveis aqueles com mais de 55 anos de idade, com história tabágica de pelo menos 30 anos maço ( 1 maço por ano durante 30 anos ou 2 maços durante 15 anos ) inclusive os que tenham parado de fumar nos últimos 15 anos.

Se o resultado da sua tomografia for anormal, não entre em pânico. A maioria dos nódulos visualizados em tomografias de alta resolução são benignos e necessitam apenas ser acompanhados conforme recomendações já definidas pelas sociedades de radiologia e doenças do tórax.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *