Deixemos bem claro desde logo: NÃO existe uma vacina completa contra a pneumonia. A vacina é contra o pneumococo.
Pneumonia é um processo inflamatório agudo do tecido pulmonar. É um termo amplo que engloba diversos processos, nem sempre infecciosos. Se nos prendermos as causas infecciosas, as mais comuns, lembremos que existem mais de 100 agentes (bactérias, vírus, fungos e parasitas) com capacidade de causar pneumonias em seres humanos – evidentemente que uma única vacina não daria conta de imunizar contra todos estes agentes.
Feitas estas considerações, para que então serve esta vacina?
Há evidências bastante convincentes que o agente etiológico mais comum das pneumonias adquiridas na comunidade é o Streptococcus pneumoniae, o pneumococo. Além da pneumonia este germe também causa outras doenças potencialmente fatais como bacteremia (disseminação de bactérias pela corrente sanguínea) e meningite.
As maiores taxas de mortalidade ocorrem em pessoas maiores de 65 anos, principalmente naquelas que apresentem doenças crônicas.
Portanto, apesar de não ser vacina completa “contra pneumonia”, a vacina contra o pneumococo apresenta indicações precisas em diversas situações, como veremos abaixo.
Antes, mais um detalhe importante: existem DUAS vacinas contra o pneumococo.
A mais antiga é a vacina pneumocócica polissacarídica (nome comercial Pneumo 23) e a mais recente a vacina pneumocócica conjugada (nome comercial Prevenar 13). Existem indicações específicas para cada uma delas, as vezes indicação para as duas.
Vamos lá.
A vacina pneumocócica polissacarídica (VPP23) é feita com material de 23 cepas diferentes de pneumococos. Não é usada em crianças por sua baixa capacidade de gerar resposta imunológica nesta idade.
Já a vacina pneumocócica conjugada (VPC13) é feita com componentes de 13 das cepas que agora mais frequentemente causam doença. Foi ligada à proteínas que a tornaram mais antigênica (capaz de gerar melhor resposta imune), tornando-a eficaz também para crianças.
Quando e como vacinar:
Recomendações atuais segundo o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
A vacina pneumocócica conjugada (VPC13) é recomendada para todos os adultos acima de 65 anos, independente de fatores de risco. Estes também devem receber a vacina polissacarídica (VPP23).
Em adultos entre 19 e 64 anos de idade estas DUAS vacinas também estão indicadas para indivíduos imunossuprimidos: HIV, insuficiência renal crônica, perda funcional ou anatômica do baço e doenças malignas. Da mesma forma para aqueles que fazem uso de medicamentos imunossupressores (inclusive corticosteróides à longo prazo) e fazendo radioterapia.
Adultos entre 19 e 64 anos tem indicação de uso da vacina polissacarídica (VPP23) quando cardiopatas crônicos (excluindo hipertensos), doentes pulmonares crônicos (inclusive asmáticos), cirróticos, alcoolistas , diabéticos e tabagistas. Conforme a atualização das recomendações do CDC para 2016, neste grupo a associação da vacina conjugada (VPC13) é recomendada “para pessoas com fatores de risco (médicos, ocupacionais, estilos de vida ou outras indicações)”.
Em pacientes adultos imunocompetentes pelo menos 1 ano deve separar as 2 vacinas. A VPC13 deve ser feita primeiro.
Nos adultos imunocomprometidos aplicar a 13 valente primeiro, aguardar pelo menos 8 semanas para aplicar a 23 valente.
Se já recebeu a 23 valente antes, aguardar pelo menos 1 ano para aplicação da VPC13.